O que é a Hiperhidrose/ Hipersudorese?
É o termo utilizado para se referir ao excesso de sudorese, que pode ser generalizado ou afectar partes específicas do corpo (mais frequentemente- axilas, mãos, pés, virilhas). Pode ser congénita ou adquirida. Afecta cerca de 2% da população.
Diagnóstico
Há várias situações clínicas que podem estar por trás de um aparecimento súbito de hipersudorese e, como tal, caso surja essa alteração, deve-se procurar o médico assistente para despistar eventuais patologias.
Manifestações Clínicas
Caracteriza-se por uma sudação excessiva das áreas afectadas, por vezes, com sudação contínua em gota que tem implicações graves psicológicas e físicas, que são extremamente limitantes em termos de actividades pessoais e profissionais.
Tratamento
Faz parte do tratamento o uso de desodorizantes com concentrações elevadas de cloreto de alumínio.
No entanto, numa grande parte das pessoas, esse tratamento é insuficiente, considerando-se uso de toxina botulínica tipo A para bloquear o controlo nervoso das glândulas sudoríparas. Os efeitos duram 3 a 9 meses, dependendo dos locais afectados e da gravidade. É um procedimento indolor, rápido e eficaz, realizado em consultório em cerca de 30 min.
A cirurgia é também uma opção de tratamento, geralmente realizada por cirurgiões vasculares, com efeitos permanentes, que consiste numa abordagem endoscópica da cadeia simpática.
Saiba mais sobre Estética mascuina clicando aqui.
Luíza Magalhaes
|